24.1.06

PATATIVA DO ASSARÉ

Antônio Gonçalves da Silva, nasceu a 05/03/1909 na serra de Santana, numa pequena propriedade rural, no município de Assaré no sul do Ceará.
É o segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Casado com D. Belinha com quem teve nove filhos. Publicou " Inspiração Nordestina" em 1956. " Cantos de Patativa" em 1966. Em 1970, Figueiredo Filho publicou seus poemas comentados "Patativa do Assaré". São inúmeros os folhetos de cordel de sua autoria, bem como poemas publicados em revistas e jornais.
Raimundo Fagner, cantor e compositor cearense, musicou um de seus belos poemas " Vaca Estrela e Boi Fubá"que se tornou um clássico do cancioneiro popular no Brasil.
Por muito tempo na cadeira de literatura popular universal da Universidade de Soborne, sua literatura foi motivo de estudo. Faleceu em 08 de junho de 2002, em Assaré-CE. Cidade que lhe serviu de berço e lhe emprestou o nome.
No passeio do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, há uma estátua em bronze, em tamanho natural. Uma justa homenagem a este gênio da poesia nordestina, cuja a obra o mundo reverencia.

Um pequeno trecho de uma obra sua de CORDEL:

Na vida o que eu não espero
gosta de me aparecer.
Vejo sempre o que não quero
em vez do que eu quero ver.

Acho melhor ser amado
sem possuir um vintém.
Do que ser muito abastado
sem ninguém me querer bem.

O mundo está sempre cheio
de prepotentes sujeitos,
que olhando o defeito alheio,
se esquece dos seus defeitos.

Dois furões de maribondo,
teus olhos tenho julgado,
mas não corro e nem me escondo
eu quero é ser ferroado.

Nenhum comentário: