27.3.06

Explosão dos Sentidos

Título de um dos dez textos do livro "As Marcas", de Levy Carneiro, que
deve ser leitura obrigatória de profissionais e estudantes de publicidade.
Faço a exposição no meu blog desse texto, explosão dos sentidos,
por sua importância e atualidade nesse momento da transição
do sistema analógico para o digital em nossas mídias.


" a complexidade dos novos suportes tecnológicos e as formas de interação viabilizadas por eles, estimulam uma mudança ainda mais profunda: o surgumento de uma nova sensibilidade".

"De Mcluhan a Pierre Lévy, mesmo que de ângulos diferentes, os teóricos registram as transformações técnicas da atualidade e suas repercussões como uma grande travessia: do analógico para o digital, da utilização compartimentada de um recurso comunicativo à integração simultânea das mídias, da sociedade da escrita e do texto para a sociedade das imagens e do hipertexto."

"Para a sensibilidade das pessoas em geral e dos consumidores em particular, tudo isso propicia uma mudança radical na percepção e no registro das coisas e seus signos. O mundo que antes era captado basicamente através da visão e da leitura passa a ser apreendido pela exploração múltipla de todos os sentidos e pela experimentação de situações simuladas e/ou reais."
" Se os consumidores estão mais sensíveis, a singularidade e a densidade de cada um desses momentos é que vão definir o lugar que as marcas ocupam em suas vidas."

- Quer dizer, surge aí um novo consumidor com sentidos amplificados aos novos estímulos, sensações e sentimentos. A compra passa a ser um ato dissociado do mero "atender necessidades" e ganha o sentido conceitual e emocional. A percepção dos produtos e serviços é vista pelo lado emocional e do compromentimento social, ecológico e comunitário das empresas. Daí a necessidade dos profissionais de marketing estarem atentos para essa mudança e voltar as suas ações para alcançar esse novo consumidor. Por isso é necessário estudar bem o seu perfil para que possam programar as melhores ferramentas e canais para comunicarem-se com ele. O conceito de marketing "experiencial" segundo Bernd Schimdtt, está amplamente vivo e atual, chegou de vez o seu momento.
Os Massmedias de Mcluhan detectados na década de oitenta, já começam a perceber que as verbas publicitárias vultosas do marketing atual, já começam a migrar e pulverizar-se para outros meios mais inteligentes e que estão mais próximos de um novo consumidor.

Um comentário:

eddkline5528231777 disse...

Do you want free porn? Contact my AIM SN 'p1nkn3ss' just say 'give me some pics now!'.

No age verification required, totally free! Just send an instant message to AIM screen name "p1nkn3ss".

Any message you send is fine!

AIM abuse can be reported here.