24.8.09

Marshall Mcluhan

Estava devendo em meu blog alguma coisa sobre Herbert Marshall Mcluhan, Intelectual importante, educador e filósofo Canadense - Edmonton 21/07/1911 a Toronto 31/12/1980, foi precursor dos estudos midiológicos para o entendimento e a estruturação dos meios de comunicação no âmbito global.

Começou por estudar Engenharia, na universidade de Manitoba, 1932, mas cabou por se formar em Literatura Inglesa Moderna, em 1934. Ensinou na Universidade de Wisconsin, entre 1936 e 1937. Fez o mestrado em Cambridge, em 1939, e doutourou-se em filosofia, em 1943, com uma tese sobre o autor satírico inglês Thomas Nashe. Entre 1944 e 1946 foi prof. de literatura na Universidade de assumption, Wisconsin e Saint Louis, nos EUA, e na Universidade de Toronto, entre 1946 e 1979. Das cerca de 15 obras que publicou, faz parte livros como The Medium Is The Menssage: An Inventory of Effects(O Meio é a Mensagem, 1967) e War and Peace in the Global Village (Guerra e Paz na Aldeia Global, 1968).

Sobre sua Idéias:

Macluhan introduz as expressões: O Impacto sensorial, O Meio é a Mensagem e Aldeia Global, como metáforas para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia a dia.

Teórico dos meios de comunicação, foi precursor dos estudos midiológicos. Seu foco de interesse não são os efeitos ideológicos dos meios de comunicação sobre as pessoas, mas a interferência deles nas sensações humanas, daí o conceito de " Meios de Comunicação Como Estensões do Homem" (título de uma de suas obras). Em outras palavras, a forma de um meio social tem a ver com as novas maneiras de percepção instauradas pelas tecnologias da informação. Os próprios meios são a causa e o motivo ds estruturas sociais. ( o que hoje no novo século se confirma).

Sobre sua Fama:

Com suas idéias, que estimulou milhares de intelectuais, jornalistas, artistas, em todo o mundo, sendo considerado pela revista Fortune, como "uma das principais influências intelectuias do nosso tempo". Teve seu reconhecimento deve-se entre outros fatores, ao pionerismo no estudo das tecnologias e seus impactos na construção da sociedade humana em suas diferentes fases. Famoso também pela Inovadora idéia da Aldeia Global.

Suas publicações contribuíram de forma decisiva para combater a inércia de um público tanto acadêmico, quanto popular, numa altura em que o otimismo estava na moda.
A revista The New Yorker, afirmou " O que continua importante é a postura global de Mcluhan e a sua busca do novo. Ele deu o necessário impulso ao grande debate sobre o que está a acontecer ao homem nesta idade de rápida aceleração tecnológica".

É de sua autoria a frase que descreve a TV: " A Imagem, o Som e a Fúria " .

Como paradigma da Aldeia Global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. Esqueceu, no entanto, que as formas de comunicação da aldeia, são essencialmente bidirecionais e entre dois indivíduos. Somente agora, com o celular e a internet é que o conceito começa a se concretizar.

Últimos Pensamentos: Na sua última aparição na televisão, na Universidade de York, em Toronto, durante a primavera de 1979, fez uma síntese final da sua teoria. Tinha começado a olhar todos os artefactos humanos, desde os primeiros instrumentos até aos media electrónicos, incluindo os computadores, como extensões do corpo humano e do seu sistema nervoso - e como componentes da evolução humana, de um modo que Darwin nunca poderia ter imaginado.

Em setembro de 1979, Mcluhan sofreu uma trombose que o deixou incapaz de falar, ler ou escrever. Faleceu enquanto dormia a 31 de dezembro de 1980.

Nenhum comentário: