6.12.12

OSCAR NIEMEYER - 1908 / 6.12.2012

Prédio arquitetado por Niemeyer na Pça da Liberdade BH-MG


Posto hoje, com um sentimento profundo, este texto que é uma singela homenagem ao Oscar NIEMEYER, que com sua personalidade, sua arte, enfim,  arquitetou uma obra que projetou o Brasil para o mundo. Descansa em paz Oh Mestre!

- Chegou ao fim a vida do "POETA da SINUOSIDADE". Sobre a finitude da vida, ele que era um ateu, agnóstico, materialista e dialético, disse certa vez, indagado sobre a morte, por Ricardo Boechat, Jornalista e seu amigo particular: " Se até passarinho morre... porque hei de permanecer? ". Mas Oscar Niemeyer, permanece através de sua obra de enorme reconhecimento nacional e internacional, seja na América, na Europa... enfim; e em todos nós que temos o sentimento de que em seu desenho havia mais que curvas, beleza, inovação e criatividade; havia e há o humano e a perpetuação da beleza da vida.

Niemeyer, carregava n´alma o sentimento profundo do humano, da integração, da humildade, que fez, através de sua arquitetura única, engenhosa... até o concreto se dobrar. Dizia que ao criar um desenho para um prédio público, pensava nos desprovidos de recursos, os pobres, que sentiriam o prazer da contemplação ao vê-lo edificado;  e aos funcionários que ali labutariam, que as suas depend
ências os estimulassem a produzir grandes projetos que servissem  à população. Afirmava, daí, que infelizmente, a arquitetura, era para os ricos.

Descanse em paz, e que ao encontrar com Burle Marx lá por cima, edifiquem obras geniais nos Jardins Eternos.




J. Carvalho

Nenhum comentário: