9.4.15

MARKETING NA ODONTOLOGIA



1- CONQUISTAR A CONFIANÇA É O OBJETIVO:

Conquistar e manter clientes satisfeitos em clínicas odontológicas é um desafio e está cada dia mais difícil. Por isso é importante o profissional investir em ações de marketing para esta área de atuação. Comunicar e promover seus serviços com os públicos de interesse: Clientes, funcionários e parceiros. Interagir com disponibilidade de tempo e passar ao interlocutor confiança e credibilidade.

Em décadas atrás não era tão difícil ter um consultório com bastante pacientes particulares, apenas com indicações e boca a boca.  Com o surgimento de planos de saúde e os convênios odontológicos e o número cada vez  maior de profissionais no mercado a cada ano, grande parte dos clientes particulares desapareceu, o que acaba levando diversos profissionais a recorrerem a novas estratégias para se adaptarem à nova realidade do mercado.

2- UTILIZAR BEM AS FERRAMENTAS DE MARKETING:

Antes de abrir um consultório, o profissional deve definir seu público alvo e marcar seu posicionamento neste mercado bastante concorrido.  Onde está este público? Como atraí-lo e mantê-lo fiel?  Aí está o desafio. É importante pesquisar, para melhor se estabelecer, elaborar sua marca, e torná-la conhecida e sobretudo criar sua identidade visual: Ter sua parte gráfica bem elaborada para apresentação (cartão de visita, receituário, envelopes, etc).  Elaborar estratégia para conquistar novos clientes, fidelizá-los, conseguir indicações, fazer o marketing pessoal, promover seu consultório e serviços, contratar e treinar equipe e buscar inserir o diferencial no atendimento. Tornar o consultório diferente dos existentes no mercado. Ter uma atendente na recepção bem preparada, cuidadosa e atualizada para passar as informações ao cliente, é importante diferencial. 

Obstáculo: o dentista ainda enfrenta barreiras com o código de ética profissional, o que dificulta a comunicação com o cliente.

Diante das dificuldades, como se mostrar aos prospects? Como atraí-los e torná-los clientes e sobretudo fidelizá–los? Como se comunicar bem com eles e passar informações consistentes para torná-los sempre atualizados e confiantes nos seus serviços? O que utilizar para se destacar no mercado?

Quanto maior a variedade de canais de comunicação entre o profissional e o cliente, mais estreita será a relação entre eles e melhores serão os resultados obtidos.
A mala-direta ainda representa o mais importante canal com o cliente. Através dela são apresentadas novidades do consultório e transmitidas  informações gerais..  O objetivo é demonstrar preocupação e cuidado com o cliente, além de reforçar a importância da consulta de revisão e manter vínculo afetivo. Felicitações por datas especiais também representam uma boa oportunidade para fazer com que o profissional seja lembrado. E-mail Marketing complementam a mala direta, quando o cliente fornece seu endereço de e-mail e aceita receber comunicados.


A Internet é o canal importante para a comunicação deste serviço.  Ali com um site bem elaborado, de fácil navegação, o profisisonal se comunica e interage com o seu cliente e disponibiliza todas as informações curriculares do profissional(ais) e destaca os diferenciais de serviços prestados e a novidades em tecnologia.  Ainda pode postar imagens fixas, vídeos... para informar sobre conforto da clínica, endereço, agenda disponível... etc.  Clientes de classes A e B, e  C é formada de pessoas que gostam de procurar informações e detalhes importantes sobre todos os serviços e em especial da área de saúde bucal que utilizam .  


A escolha do logotipo e do nome da clínica odontológica é importante para a atrair novos clientes, pois influencia o público a ser atingido. Através do logotipo e do nome (e como este é apresentado visualmente) podem ser transmitidos ao cliente as principais propostas da clinica.
O cartão individual de visita do(s) profissional(ais), deverá ter estes mesmos cuidados. Ele será o primeiro contato com muitos prospects / clientes que serão indicados por outros. 


Um diferencial importante é o investimento na comunicação; seja através de Rádio, TV, Impressos, etc. Alguns programas de TVs locais disponibilizam oportunidades do profissional se expor semanalmente através de uma Coluna Eletrônica em forma de entrevista para ali falarem  a respeito da profissão, suas atividades profissionais, inovações da área, tecnologia, enfim, passar informações diversas e dicas importantes ao telespectador que poderá se tornar seu cliente.


J. Carvalho 

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