5.9.16

... NÃO HÁ VENCEDORES



NESTE CENÁRIO POLÍTICO DO BRASIL, NÃO HÁ VENCEDORES!

Há algumas décadas o Brasil vem tentando encontrar o seu caminho para conseguir se projetar como um grande país institucionalmente forte e em pleno funcionamento de suas atividades políticas e econômicas que o credencie definitivamente a uma das mais fortes economias do planeta, sem causar perdas e danos ao seu povo e aos seus credores. Fazer valer a sua Democracia e os plenos direitos constitucionais.

Desde a morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente pós-ditadura que viemos experimentando picos e vales de perspectivas. Passamos por oscilações de euforia e medo de toda ordem. Tivemos que aceitar José Sarney(PMDB), presidente, pois era vice na chapa de Tancredo Neves(que faleceu antes de assumir) e este nos ofereceu um período terrível de governança e com períodos de inflação a nos corroer salários e até nossas almas; depois veio a eleição do "Caçador de Marajás" Fernando Collor de Melo que nos abocanhou a poupança e levou muitos brasileiros à falência, ao desespero e até mesmo ao suicídio; caiu em desgraça e teve que sofrer o primeiro processo de Impeachment pós-ditadura, com a força das manifestações legítimas das ruas. Renunciou aos 48´ do segundo tempo, mas mesmo assim perdeu seus direitos e foi impedido de exercer cargos públicos por 8 anos. Veio Itamar Franco, que era Vice de Collor e aí mais uma vez a presidência caiu no colo do fisiologista PMDB, este fazendo um governo razoável, ajustando a economia com controle da Inflação (Plano Real) sob a batuta do seu então ministro da Fazenda FHC; e passando o bastão, aí por eleição direta ao eleito FHC-Fernando H.Cardoso(PSDB) que governou por 8 anos, fazendo um primeiro governo que nos tirou de uma Inflação altíssima e colocou o país nos trilhos outra vez, mas já no seu segundo mandato não foi tão brilhante e através de eleições diretas passou o bastão a Luiz Inácio Lula da Silva, sofrendo terríveis pressões e encerrando seu segundo mandato com baixa aceitação. LULA fez um governo brilhante em seu primeiro mandato, surfando na onda do CRÉDITO que o povo deitou e rolou e conseguiu manter a economia em equilíbrio apesar dos tremores internacionais, mas no segundo mandato já dava sinais que algo estava dando errado e mesmo assim consegue entregar o bastão e todos os seus créditos políticos à sua Criatura Dilma Rousseff, uma neófita política que depois de 6 anos de mandato, não disse a que veio e deixando o país mergulhado em uma de suas maiores crises da história, com corrupção em seu pico, inflação saindo do controle e acusações diversas de utilização dos bancos federais para pagar as contas(pedaladas fiscais); perde o mandato através de mais um Impeachment, de forma legal, ordeira e sem derramentos de sangue e sob a presidência do STF que o legitima e não deixa brecha alguma para afirmação de Golpe. Isso permite-nos afirmar que estamos fortes na Democracia que alguns dizem frágil.

Mais uma vez o PMDB assume a presidência do país de forma indireta, pois Michel Temer como Vice de Dilma, é o candidato premiado a exercer o cargo e conduzir o país até as próximas eleições de 2018, mesmo com a desconfiança de milhares de brasileiros(me incluo). Seu desafio é controlar a inflação, fazer as reformas pesadas da Previdência e das Leis Trabalhistas e recolocar o país no Status de Confiabilidade aos investidores, assim recuperando forças e equilíbrio para sair definitivamente da crise gravíssima em que se encontra.

Neste CENÁRIO afirmo, Não Há Vencedores, pois não há o que comemorar, pois o partido que sai do poder/ PT, após 13 anos de governo, certamente não deixará saudades para a maioria dos brasileiros; claro que temos que reconhecer suas boas políticas sociais que certamente serão preservadas pelos vindouros. O PMDB(fisiologista histórico) não passa confiança ao povo, basta observar os índices de aceitação do Presidente Michel Temer abaixo dos 10%; claro que se ajustar a economia se elevarão, mas no momento que é grave, ainda há muita antipatia e desconfiança e as manifestações da oposição firme nas ruas dificultará ainda mais sua estabilidade. Considerando ainda que Eduardo Cunha(PMDB) perdeu cargo de presidente da Câmara por falta de decoro parlamentar e está indiciado na Lavajato, poderá também perder o cargo de deputado (perdeu hoje 12/09 por 450 votos); Renan Calheiros presidente do Senado tem processo por corrupção na Lavajato e também corre risco de perder mandato, bem como o senador Romero Jucá, presidente do PMDB; Edson Lobão(PMDB) ex-ministro das Minas e Energias do Governo do PT, também indiciado e outros tantos... enfim.

Portanto, NESTE CENÁRIO POLÍTICO E ECONÔMICO do BRASIL, NÃO HÁ VENCEDORES, o que há é uma sensação terrível de insegurança e muito terá que ser feito para que as forças políticas promovam convergências e tomem posse de um projeto grandioso que fortaleça a ordem democrática e econômica do país para que este volte a respirar e retomar seu crescimento antes que mais nada se possa fazer no meio a tanto caos que nos levou mais uma vez a termos uma década perdida por pura irresponsabilidade política dos poderes do BRASIL.

"Navegar é preciso, viver não é preciso"!

J. Carvalho

Nenhum comentário: