26.1.09

A Primeira Vez Que Entendi (Afonso Romano)

Nunca fui atraído pelos textos de alguns poetas; o Affonso Romano de Sant´Ana, é um deles, mas desta vez ele me pegou. Passo a vocês meus leitores, esse belo poema deste escritor e poeta que li no Jornal de Opinião de 12 de janeiro de 2009.


A primeira vez que entendi do mundo alguma coisa,
foi quando na infância cortei o rabo de uma lagartixa
e ele continuou se mexendo.

De lá pra cá fui percebendo que as coisas
permanecem vivas e tortas,
que o amor não acaba assim,
que é difícil extirpar o mal pela raíz.

A segunda vez que entendi do mundo alguma coisa,
foi quando na adolescência me arrancaram
do lado esquerdo três certezas
e eu tive que seguir em frente.

De lá pra cá aprendi a achar no escuro, o rumo
e sou capaz de decifrar mensagens seja nas nuvens
ou no grafite de qualquer muro.

Nenhum comentário: