6.9.05

Discernir (recado aos jornalistas)

Discernir - Conhecer distintamente, perceber claramente (algo, diferenças, etc), distinguir, diferenciar, discriminar bem ou mal, identificar algo com conhecimento de causa.

Dic. Aurélio.
Discernimento,


Essa é a palavra de ordem aos jornalistas brasileiros nesse momento de crise.
O Exercício do Jornalismo é fundamentalmente o relato dos fatos em sua verdadeira e estrita dimensão. Nos momentos de crise profunda e resistente como a brasileira atual, mais do que nunca será necessário aprofundar nas questões, ouvir as partes, pesquisar, ir fundo nos temas, evitar ser o " Advogado do Diabo" e, sobretudo, respeitar o direito das pessoas em preservar sua trajetória de vida, suas famílias e suas histórias. Julgar e condenar, isso é função de juristas.
Jornalismo é essencialmente credibilidade. Tablóides de fofoca é outra história.
A não ser que os profissionais de jornalismo de agora, na ânsia maluca de chegar primeiro, desejem apenas ser meros copiadores de fofocas de outros meios menos expressivos, mas com o mesmo poder destruidor quando distorcem e divulgam os fatos.
Jogar a ética no lixo na busca da notícia rápida com o intuito apenas de vender jornais, revistas e aumentar índices de audiência, é no mínimo irresponsável. Não é definitivamente o melhor caminho para imprensa brasileira. O fundamental nesse momento, acima de tudo, é ser prudente, inteligente, reflexivo e exercitar a responsabilidade sobre tudo o que se ver e ouve, para que os fatos relatados em seus veículos, sejam apenas fiéis espelhos da verdade dentro do limite de sua leitura responsável. Ilações e falsidades sobre imagens de pessoas de bem, é crime e nega o princípio legal da informação.
Portanto, sugerimos a todos repensarem o fazer jornalismo de agora.

Nenhum comentário: