26.1.06

Revisisitando Fortaleza

Estive lá, revisitei a minha Fortaleza,
tinha que ser em janeiro, onde tudo é livre e descompromissado.
Férias, absolutamente férias!
E eu em Fortaleza após 10 anos de ausência.
Revi suas praias, praças, monumentos, bares, e sua boa gente.
Revi a sua bela Catedral, seu Mercado Central, suas estreitas ruas centrais...
Revi seu artesanato, comi castanhas de cajú, bebi cajuína e Ypioca,
Comi sua deliciosa tapioca em pleno shopping Iguatemi.
É...tapioca em praça de shopping
e degustada por gringos do mundo inteiro, viva a tapioca!
Revi a lua cheia em Fortaleza, flutuando no seu céu claro de estrêlas,
refletida no imenso verde mar aberto do meu Ceará.
Revi um pouco da história do Forte que deu origem a cidade,
de Bárbara de Alencar, seu tormento e dor.
Revi seu povo simples das ruas Guilherme Rocha,
Liberato Barroso, Pedro Pereira,
Praça dos Leões, Praça do Ferreira
e todo o seu antigo centro, já meio descuidado,
mas vivo e pulsante.
Presenciei o Maracatu Rei de Paus em manisfestação espontânea
em frente ao teatro José de Alencar,
como se fosse um presente ao humilde filho, há tempos ausente.
Revi a minha querida Fortaleza,
me banhei no mar azul do Porto das Dunas;
tomei água de coco, provei seriguela,
tomei cerveja gelada, com um saboroso Pargo com Baião de Dois no Beach Park
e me diverti nas noites de forró do Pirata e tantas outras
opções de diversão que a cidade oferece.
Revi Fortaleza e reforcei meus laços com parentes,
fiz novas amizades e trouxe uma saudade sincera
e a certeza de que em breve, muito breve voltarei.

Nenhum comentário: