27.3.06

Explosão dos Sentidos

Título de um dos dez textos do livro "As Marcas", de Levy Carneiro, que
deve ser leitura obrigatória de profissionais e estudantes de publicidade.
Faço a exposição no meu blog desse texto, explosão dos sentidos,
por sua importância e atualidade nesse momento da transição
do sistema analógico para o digital em nossas mídias.


" a complexidade dos novos suportes tecnológicos e as formas de interação viabilizadas por eles, estimulam uma mudança ainda mais profunda: o surgumento de uma nova sensibilidade".

"De Mcluhan a Pierre Lévy, mesmo que de ângulos diferentes, os teóricos registram as transformações técnicas da atualidade e suas repercussões como uma grande travessia: do analógico para o digital, da utilização compartimentada de um recurso comunicativo à integração simultânea das mídias, da sociedade da escrita e do texto para a sociedade das imagens e do hipertexto."

"Para a sensibilidade das pessoas em geral e dos consumidores em particular, tudo isso propicia uma mudança radical na percepção e no registro das coisas e seus signos. O mundo que antes era captado basicamente através da visão e da leitura passa a ser apreendido pela exploração múltipla de todos os sentidos e pela experimentação de situações simuladas e/ou reais."
" Se os consumidores estão mais sensíveis, a singularidade e a densidade de cada um desses momentos é que vão definir o lugar que as marcas ocupam em suas vidas."

- Quer dizer, surge aí um novo consumidor com sentidos amplificados aos novos estímulos, sensações e sentimentos. A compra passa a ser um ato dissociado do mero "atender necessidades" e ganha o sentido conceitual e emocional. A percepção dos produtos e serviços é vista pelo lado emocional e do compromentimento social, ecológico e comunitário das empresas. Daí a necessidade dos profissionais de marketing estarem atentos para essa mudança e voltar as suas ações para alcançar esse novo consumidor. Por isso é necessário estudar bem o seu perfil para que possam programar as melhores ferramentas e canais para comunicarem-se com ele. O conceito de marketing "experiencial" segundo Bernd Schimdtt, está amplamente vivo e atual, chegou de vez o seu momento.
Os Massmedias de Mcluhan detectados na década de oitenta, já começam a perceber que as verbas publicitárias vultosas do marketing atual, já começam a migrar e pulverizar-se para outros meios mais inteligentes e que estão mais próximos de um novo consumidor.

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