28.8.09

Um Exemplo a Ser Seguido

O senhor Eggon João da Silva, 79 anos, fundador da WEG Motores, maior fabricante de Motores da América Latina, é um líder nato, um exemplo de vida de um homem de sucesso que se planejou e dedicou toda a sua vida a excelência nas relações de negócios de sua empresa.

Na Revista DOM de Julho a Outubro/2009, uma publicação quadrimestral da FDC - Fundação Dom Cabral, deu uma entrevista que muito nos impressionou, pelos ensinamentos, sabedoria e humildade que ali deixou registrado. Uma de suas citações: "homens motivados por uma ideia são a base do êxito" .

Sobre talentos e motivação das pessoas: - "Na gestão de pessoas houve, sem dúvida, mudanças, muitas grandes; as pessoas estão mais preparadas intelectualmente, mas os verdadeiros " talentos" continuam os mesmos - são aqueles que têm determinação, dedicação, disciplina e desprendimento".

Sobre Responsabilidade Social e Preservação do Meio Ambiente:
" Evoluimos, mas há ainda um longo caminho a percorrer. Quanto a WEG, quando fizemos 25 anos em 1986, elaboramos os "Princípios WEG" que reúnem as forças atuantes no dia a dia de nossas decisões, e reservamos um capítulo para "Princípios do Meio Ambiente", que no ítem 9.1 diz: " Desenvolver-se-á as atividades dentro dos limites da lei, ética, moral e bons costumes" e no 9.2 - " Comprometer-se com a preservação e recuperação da natureza, observando-se: preservar fontes de água; preservar a atmosfera; reflorestar também com espécies nativas capazes de manter a fauna e a flora regional; combater a erosão, protegendo encostas e declives".
Pode-se perceber que, ainda que incipiente, já tínhamos uma preocupação fundamental com a Sustentabilidade. O sucesso não está nas leis, mas sim na consciência que tivemos.

Curiosidade: dos 80% dos atuais 100 executivos, tiveram a empresa como primeiro emprego.

O pensamento de Eggon João da Silva:

" Quanto mais se sobe na hieraquia de uma empresa, mais generalista, e menos especialista o profissional tem de ser";

" Não nasci para fazer carreira; nasci para materializar empreendimentos";

" Recebi de graça os meus talentos, e tem sido meu compromisso utilizá-los para o benefício de muitos";

" Comprometimento é vital, e o resultado final é de todos".

" As crises sempre tiveram aí. São elas que nos oferecem os desafios, pois nas dificuldades surgem as grandes oportunidades";

" Nunca terminamos uma obra, pois cada etapa é uma missão cumprida, mas não o fim da linha. A cada nova etapa, novas missões nos foram colocadas e outras virão";

" Membros familiares na gestão da empresa devem ter o compromisso moral de serem melhores do que os outros";

" A empresa não é um empreendimento apenas para enriquecer a família, mas antes de tudo um bem para fazer a riqueza da empresa, da sociedade e do país";

" Ajudei a construir a maior fabricante de motores da América Latina, reestruturei a Perdigão e contribui muito com outras empresas. Sou um homem realizado".

Parabéns a este empresário, que nos enche de orgulho e serve de exemplo para as novas gerações de empreendedores que virão. Um espelho de vida, determinação, profissionalismo, empreendedorismo e sobretudo dignidade.

Nenhum comentário: