Comentários: Mídia, Política, Marketing, Cinema, Literatura.
Divulga: Ensaios, Crônicas e Poemas, do próprio autor e de outros.
12.3.15
5 CASES DE SUCESSO em MARKETING
Inspire-se com
5 Cases de Sucesso de Marketing de Conteúdo
Convidamos você a conhecer na prática excelentes cases de empresas que
utilizam com inteligência o marketing de conteúdo para atrair novos leads e
fidelizar cada vez mais seu público.
É notório que a comunicação e o marketing estão se transformando a
cada dia. Os velhos anúncios que empurravam promoções e as propagandas focadas
somente nas vendas perderam espaço para o compartilhamento de informações,
proximidade com o público e preocupação em divulgar o quanto a sua empresa é
referência no mercado em que atua.
Confira agora como algumas empresas brasileiras estão atuando na web e conquistando
cada vez mais a empatia, confiança e admiração de seu público:
Case 1: CACAU SHOW
Uma das franquias que mais crescem no Brasil, a Cacau show possui um
site super atrativo, com destaques para as novidades, informações para ser um
franqueado e um espaço para crianças.
Estão presentes no Youtube, onde veiculam suas promoções, anúncios e campanhas
(sempre interagindo com pessoas nas ruas); Instagram, local que publicam
imagens de dar água na boca; Twitter, com links para as páginas do site da
empresa e Facebook, com mais de 5 milhões de seguidores e que é atualizado
diariamente.
No Face, a empresa aposta em imagens de seus produtos e em textos com
linguagem solta, descontraída, que atinge perfeitamente seu público-alvo.
Apostam na divulgação de frases e situações onde o chocolate está presente em
nossas vidas. Observem que a empresa estimula suas vendas nas redes sociais sem
mencionar preço, mas sim, apenas mostrando sua principal matéria prima que é a
paixão de todos nós. Vale a pena conferir!
Case 2: SUPERMERCADO DIA
O Dia possui um site onde divulga a Revista DIA, publicação mensal que
oferece receitas com os produtos que o supermercado oferece,
matérias interessantes, dicas para os consumidores sobre saúde, alimentação e
bem estar.
Esta linguagem é transferida para as redes sociais que o Dia possui, que
são o Twitter e o Facebook. O foco é em receitas diferenciadas fáceis de serem
feitas. É interessante observar que as ofertas dos supermercados, tão
recorrentes de empresas deste ramo de atividade perdem a atenção para postagens
sobre o que fazer com os produtos comprados na rede.
Dicas de como escolher os melhores alimentos, como “Escolha a laranja
pelo peso. Quanto mais pesada a laranja, mais suco ela rende!” fazem sucesso
com o púbico. Divulgue informações importantes, que prendam a atenção de seus
consumidores e que possam agregar algo em suas vidas.
Case 3: RISQUÉ
Uma das marcas de esmalte mais utilizadas pelas mulheres brasileiras é a
Risqué. A empresa investe bastante em ações web que estreitam ainda mais o
relacionamento com suas clientes fiéis. Seu site possui o catálogo de produtos,
dicas para cuidados das unhas, simulador (você consegue verificar na prática
como a cor ficará em suas unhas), aplicativos exclusivos, blog e muito mais! É
um excelente portal para a mulherada se divertir e soltar a imaginação nas
cores de suas unhas.
No Facebook a empresa arrasa! Demonstra, através de fotos coloridas,
toda a modernidade e tecnologia dos esmaltes, com linguagem próxima e intima
com seu público. As mulheres podem mandar fotos de suas mãos com seus esmaltes
favoritos que a Risqué publica e faz sucesso!
Case 4: TIGRE
A Tigre é um exemplo interessante de como uma empresa com um assunto um
pouco mais especifico pode conquistar seu público de forma criativa. Em seu
site, além da parte institucional e de produtos, a empresa divulga o “Mundo
Tigre”, que foca no compartilhamento de conhecimento para seu público incluindo
o “Jornal Tigre e você”, com conteúdo que ajudará os instaladores em
seu dia a dia, dicas de utilização dos produtos e os serviços da empresa.
A Tigre possui um canal no Youtube, onde divulga seus comerciais,
produtos e passo a passo para instalações. Estão também no Plus, Twitter e
Facebook. Este último, com mais de 70 mil seguidores, divulga informações da
empresa de uma maneira “humana”, deixando de lado as especificações técnicas de
seus produtos.
Investem em dicas como “Cuidados com gastos desnecessários em obras” ou
“Vai furar a parede? Coloque um pedaço de papel ou plástico embaixo do local
que for furar e mantenha a sua casa limpa”. Além disso, o “Desafio Tigre” faz
com que seu público interaja com a empresa para decifrar enigmas em que seus
produtos estão inseridos: “Desafio Tigre: quantas caixas d’água Tigre de mil
litros empilhadas seriam necessárias para chegar na mesma altura do monte
Everest, a mais alta montanha do mundo?” – esta ideia faz muito sucesso nas
redes sociais e é uma excelente forma de aproximação com seus consumidores
finais.
Case 5: MEU AMIGO PET
O mercado de pet é um dos mais lucrativos de nosso país. A empresa Meu
Amigo Pet, com franquias espalhadas por todo Brasil, faz questão de estar perto
de seu público com ações diferenciadas na web. A empresa é conhecida como uma
“enciclopédia animal”, onde você conseguirá dados importantes para qualquer
assunto relacionado ao seu pet.
No site estão separadas as categorias pelos animais que atendem,
facilitando a busca de seus visitantes. Possuem um blog fantástico, que
divulgam dicas para cachorros, gatos, pássaros, peixes, sempre com bom humor e
com cunho informativo. As dicas são acessadas por milhares de pessoas
diariamente, tornando-se assim mais do que um blog, mais sim um portal de busca
de informações pet.
Estão presentes no LinkedIn, Twitter, Plus e Facebook. As redes sociais
servem como porta para seu público visitarem o blog ou site da empresa.
Campanhas como “envie a foto de seu pet”, frases fofas acompanhadas de imagens
de bichinhos incrivelmente encantadores nos comovem e nos fazem segui-los de
uma forma natural e não imposta pela empresa. E esta é a verdadeira proposta do
marketing de conteúdo.
Podemos perceber que diferentes empresas podem conseguir mais fãs e
pessoas interessadas em seus conteúdos de uma forma única, com personalidade e
proximidade. É preciso focar sempre em PESSOAS e suas
preferências e comportamento, para assim atingi-las da melhor forma.
Quais os benefícios que seus produtos oferecem ao público? O que sua
empresa faz que facilita a vida das pessoas? Sobre o mercado em que atua, quais
as novidades e notícias que podem ser publicadas e que ajudarão a aumentar o
conhecimento de seus consumidores?
Conquistando mais pessoas interessadas em seu conteúdo, as chances de
aumentar as vendas e o know-how de sua marca aumentam bastante. Inspire-se e
aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário