4.8.05

Não Vamos Enterrar de Vez a Nossa Esperança

"...você faça o favor de facilitar o caminho da esperança"
Clarice Lispector


As mentes obtusas de deputados e depoentes avançam acuadas,
medrosas e impactadas diante de tantas CPIs.
Todos que lá na capital federal transitam, sabiam que em algum momento de um dia qualquer, um maluco viciado em grana farta das tramas políticas partidárias, se sentindo contrariado,
iria abrir o jogo e entregaria a todos. E o "cara" abriu, escancarou de vez e a cada dia a lista dos falsos defensores do povo cresce e parece sem fim.
E agora José? E agora Zé ninguém? E agora...?

As perguntas são repetitivas e as respostas são sempre com ar de falsidade, arrogância e ironia, apesar dos depoentes jurarem dizer a verdade pelo bem do povo brasileiro (irc!!). Os deputados da oposição querendo trazer o presidente Lula de qualquer maneira para o olho do furacão e os petistas em sua maioria, e o deputado Roberto Jefferson defendendo-o com firmeza e jurando uma gratidão que nos causa receio e desconfiança. Um deputado já o indagou por que defende tanto o presidente, já desconfiando.

O Circo avança e novos atores serão convocados a depor. O país continua na expectativa e aguardando até onde tudo isso vai acabar. Será em pizzas de todos os sabores?
O Câncer é enorme, sabemos, e a metastase está em todo o organismo do congresso nacional. Pedidos de impeachment do presidente já teve início e a lista de cassações de deputados já se estende.

O presidente viaja pelo nordeste do país se aproximando cada vez mais do povo humilde que o elegeu e segue a sua estratégia escolhida para esse momento crítico e em ano de véspera de eleição. Recentemente até já plagiou o ex-tecnico Zagalo, dizendo que a oposição vai ter que o engolir, referindo-se a sua candidatura à reeleição. Já fala de ódio e solta bravatas e coisas mais. Talvez não seja o melhor caminho deflagrar a bandeira da reeleição no meio de tanta sujeira que envolve personalidades importantes do partido que o elegeu.
O sensato seria um discurso firme, mas sem provocações diretas à oposição, pois os ânimos poderão se exaltar ainda mais e criar um clima perigoso e insustentável à governabilidade do país.

Não vamos enterrar de vez a nossa esperança, criando mais conflitos e aguçando a situação política do país. Não podemos nos esquecer que a economia estável tem um limite. Os investidores que apostam em nosso país, estão atentos e mesmo que nossa oferta de juros elevados sejam um grande atrativo, se o ambiente avançar para o descontrole, poderá haver fuga de capital e a nossa estabilidade econômica não suportar e nos levar de vez a todos para um rumo imprevisível.

Que a nossa esperança seja preservada.

Nenhum comentário: