17.8.05

A Responsabilidade dos Meios

Informar é a razão fundamental dos meios de comunicação. Portanto, pressupõe-se responsabilidade, consciência, coerência, verdade no contéudo exposto.
Respiro diariamente, há algum anos, este ofício e sei o quão importante é vivenciar suas tarefas diárias, defendê-los junto ao mercado anunciante que precisa externar seus produtos e marcas na busca de um novo consumidor. Enfim, vender-se e conquistar audiência e investidores.
O Consumidor por sua vez, quer novidade, inovação, novas cores e sabores, curvas novas, jeito novo que o agrade, que o conquiste e que fidelize o seu consumo. As empresas percebem isso e avançam na louca corrida. Belas embalagens, campanhas publicitárias, eventos, ações de pontos de vendas, promoções, logística eficiente com marketing, enfim, o vale tudo para chegar primeiro e conquistar.
Os veículos de comunicação por sua vez, devem estar preparados para receber este mercado anunciante cada vez mais exigente e em guerra constante. Precisam manter suas grades de programações atrativas, com bom padrão informativo, bons programas educacionais e atrações recreativas; além, claro, de boas campanhas de marketing que afirmem estar ali a melhor opção de veículo para associar suas marcas e ampliar seu crédito junto ao mercado consumidor.
O Mix de alternativas de informação direta com o mercado comprador é enorme e mais barato. Já não há a mesma disposição de investir grandes verbas nos líderes de audiência, pois são caros demais para o pequeno e médio anunciante. Os profissionias de mídia estão preparados e atentos e vão em busca do resultado a baixo custo. Portanto, os departamentos comerciais dos veículos sofrem nas negociações, muitas vezes têm que rasgar tabelas para ter o cliente anunciando amarrado por um contrato semestral ou anual que compense o desconto no valor unitário das veiculações.
Por tudo isso, a responsabilidade dos meios de comunicação nos tempos de CPIs e escândalos políticos com repercussão internacional como os de agora, dobra e preservar a informação dos fatos com lisura, seriedade, verdade, sem maniqueísmos e com isenção, é um diferencial importante, que poderá fazer a diferença na hora da decisão de investir.

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