8.10.08

Falando um pouco de Marketing

Recebi uma carta de apresentação, que mostra uma visão coerente e propósito positivo de um candidato a uma vaga na empresa. Fundamentalmente, o seu texto descreve pontos importantes para sua atuação com excelência, de um pretendente a vaga de profissional de propaganda e marketing, no jogo atual dentro das instituições.

Transcrevo alguns trechos da carta e discorro minha impressão na sequência, sobre o tema que é importante para ações de propaganda e marketing e, fundamental à boa atuação dos profissionais dessa área nos tempos atuais:



" Por que trabalhar como Manager de Marketing?

- Simples, hoje o mercado se transformou num verdadeiro campo de guerra e as equipes de marketing, em reais grupos de operações especiais, que se debatem com o objetivo de alcançar a mente do consumidor. O Brasil vive a terceira onda, segundo Alvin Tofler, Escritor e Sociólogo Americano - ele diz: "...esse país oferece oportunidades de marketing para toda a gama de segmentos de negócios". Aí, o quinto "P" do marketing, "a Percepção", deve ser colocado em prática, se desejarmos alcançar sucesso em nossas ações de comunicação e de marketing para o sucesso dos nos nossos negócios. Através dela conseguimos detectar as falhas dos nossos concorrentes e os anulamos com ações inteligentes e ágeis, para nos diferenciarmos no mercado e chegarmos na frente.

...Um Manager deve ser como um bom técnico de futebol, deve armar seu esquema tático de acordo com as características de sua equipe e não inventar um esquema que amarre seus comandados e bloquei seu potencial criativo e limite o que de melhor deles possa se tirar"...

- Eu,
particularmente, acredito que o perfil atual e dinâmico de um profissional de propaganda e marketing, seja de atuar com versatilidade em todas as funções do mercado da comunicação, inclusive na área de pesquisa, hoje fundamental para as tomadas de decisões e aprovações de campanhas publicitárias e ações específicas de marketing, quaisquer que sejam: "direto", "one-to-one",
"experiencial", "eventos", "comunicação 360", etc.

O profissional de propaganda e marketing, atualizado, deve reunir as três características básicas da Propaganda e do Marketing: Thinker, Doer e Follow-upper, traduzindo: ele deve pensar, fazer e propor soluções. Deve esse profissional, no mercado concorrido de agora, está atento e ser dotado da capacidade de diagnosticar problemas e propor soluções ágeis e eficazes, se possível inovadoras. Sobretudo, ter conhecimento amplo dos "players" concorrentes e de todo o segmento de mercado de seu interesse. Deve também, ter a percepção específica do alcance e das limitações da ferramenta "Comunicação" e sobretudo, ser criativo. Criativo para a formulação de alternativas diferenciadas de comunicação, que potencialize a atenção do consumidor, para que ele torne-se o agente da viabilidade dos bons resultados de compra e de venda dos seus produtos e/ou serviços.

As estratégias de propaganda e marketing inovadoras, principalmente aquelas que envolvam o terceiro setor e o meio ambiente, a visão ampliada sobre o presente e o futuro nos negócios, são e serão, a cada dia, mais determinantes para o sucesso dos produtos e das empresas. Serenidade na tomada de decisão, é e será cada vez mais necessária. Pois só desta forma poderá se indicar os melhores caminhos a serem seguidos e sobretudo, quais os "inimigos" que serão perseguidos, para que as instituições de negócios sobrevivam.

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