Como última postagem no meu blog, neste ano de 2009, presenteio aos meus leitores com a indicação da filmografia deste, que é para mim, um gênio entre os cineastas que surgiram na década de 80 do século XX, Giuseppe Tornatore; nascido em Bagheria, na Sicília - Itália, em 27 de maio de l956. É improvável que qualquer um de nós que temos a sensibilidade e o desejo de assisitir filmes que nos emocione profundamente, que não seja tocado fortemente por sua obra genial. Vejam alguns de seus filmes, em especial indico "A lenda do Pianista do Mar" e "Cinema Paradiso". Divirtam-se, comentem e passem adiante. Feliz Ano Novo!
Giuseppe Tornatore,
Entre as suas obras mais aclamadas encontram-se Malèna (2000), com Monica Bellucci como protagonista, e Cinema Paradiso (1989), com Philippe Noiret num dos principais papéis. É também diretor dos filmes "O Homem das Estrelas" e "A Lenda do Pianista do Mar". Ao longo de sua carreira, Tornatore firmou uma ótima parceria com o grande compositor Ennio Morricone.
Filmografia:
- 1986 - O Professor do Crime (Il Camorrista)
- 1988 - Cinema Paradiso (Nuovo cinema Paradiso)
- 1990 - Estamos Todos Bem (Stanno tutti bene)
- 1991 - Sempre aos Domingos (La domenica specialmente)
- 1994 - Uma Simples Formalidade (Una pura formalità)
- 1995 - O Homem das Estrelas (L'uomo delle Stelle)
- 1998 - A Lenda do Pianista do Mar (La leggenda del pianista sull'oceano)
- 2000 - Malena (Malèna)
- 2006 - La sconosciuta
- 2009 - Baarìa
" O Pianista do Mar" - 1998 - "La leggenda del pianista sull'oceano" (no Brasil, A lenda do pianista do mar / em Portugall, A lenda de 1900; é um filme italiano de 1998, do gênero drama, dirigido por Giuseppe Tornatore, com trilha sonora de Ennio Morricone e Roger Waters e fotografia de Lajos Koltai.
1900 foi encontrado abandonado no SS Virginian, um bebê no interior de uma cesta, e provavelmente filho de imigrantes que estavam hospedados no alojamento destinado aos passageiros humildes. Danny, um empregado que lidava com carvão na caldeira, determina que irá, ele mesmo, cuidar do garoto. Ele o nomeia como Danny Boodman T. D. Lemon 1900 (uma combinação de seu próprio nome, o ano corrente, e uma propaganda lida no cesto em que o garoto foi encontrado) e esconde seu achado dos oficiais do navio. Desafortunadamente, alguns anos depois, Danny morre devido a um acidente de trabalho, e 1900 é forçado a sobreviver a bordo do SS Virginian como um órfão. Por muitos anos ele viaja, em idas e voltas através do oceano Atlântico, mantendo-se discreto e, aparentemente, aprendendo várias das línguas faladas pelos imigrantes da terceira classe.
No entanto, o garoto demonstra ter um dom particular para a música e ao crescer, torna-se integrante da orquestra do navio. Ele torna-se, ainda, amigo de Max, em seu embarque em 1926, mas nunca deixa o navio, mesmo quando flerta com a possibilidade de uma nova vida ao lado de uma bela imigrante. Aparentemente, nesse ponto de sua vida, o mundo além do navio já é grande demais para sua imaginação. Porém, ele se mantém em dia com as novidades musicais exteriores (através de discos ou partituras, e acaba por ganhar uma considerável reputação.
Em um certo ponto do filme, Jelly Roll Morton, nome famoso do jazz de New Orleans, embarca no navio com o objetivo de desafiar 1900 para um duelo de piano. 1900 apenas brinca com o temperamental Morton, chegando ao ponto de tocar, nota por nota, uma versão da música que Morton acabara de tocar. Ao final, 1900 derrota Morton habilmente.
Elenco Principal:
- Tim Roth .... 1900
- Pruitt Taylor Vince .... Max Tooney
- Mélanie Thierry .... garota
- Bill Nunn .... Danny Boodmann
- Clarence Williams III .... Jelly Roll Morton
- Peter Vaughan .... Pops, dono da loja de música
- Niall O'Brien .... chefe
- Alberto Vasquez .... maquinista mexicano
- Noriko Aida
"Cinema Paradiso" - 1988 - Sinopse: Salvatore di Vita é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia, e fazia companhia a Alfredo, o projecionista. Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema. Após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro da cidade, Totó deixa a cidade e vai para Roma, retornando somente trinta anos depois, por causa da morte de Alfredo.
Elenco Principal:
- Philippe Noiret .... Alfredo
- Jacques Perrin .... Salvatore (adulto)
- Salvatore Cascio .... Salvatore (criança)
- Marco Leonardi .... Salvatore (adolescente)
- Agnese Nano .... Elena (adolescente)
- Leopoldo Trieste .... Padre Adelfio
- Enzo Cannavale .... Spaccafico
- Isa Danieli .... Anna
- Leo Gullotta .... Usher
- Pupella Maggio .... Maria (idosa)
- Roberta Lina .... Lia
Nenhum comentário:
Postar um comentário